Barcelona está mais uma vez surpreendendo com inovações sustentáveis no transporte público. A cidade ampliou o uso da energia gerada pela frenagem de seus trens para recarregar veículos elétricos na superfície, por meio do projeto MetroCHARGE.
🚆⚡O sistema transforma a energia gerada nas freadas dos trens em eletricidade. A eletricidade gerada é redistribuída para alimentar 33% do consumo do metrô e também para os carregadores de carros elétricos espalhados pela cidade.
Isso resulta em uma redução de 3.885 toneladas de CO2 por ano, o equivalente a retirar 2.000 carros movidos a combustão das ruas. 🌱
💡 Além disso, Barcelona instalou 15 pontos de carregamento ultrarrápido e 5 centrais solares fotovoltaicas, criando uma rede de energia limpa e eficiente.
💰 A economia gerada pelo projeto ajudará a recuperar o investimento de 7,8 milhões de euros em até cinco anos, criando uma fonte adicional de receita para a cidade.
O modelo é inovador e sustentável, e pode ser replicado por outras cidades em busca de soluções energéticas inteligentes e de baixo impacto.