Sede Unifei

Brasil dá passo importante com o primeiro centro de hidrogênio verde do país

O Brasil inaugurou seu primeiro Centro de Hidrogênio Verde no campus da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), em Minas Gerais, um marco na transição para uma economia de baixo carbono. 

Com um investimento de cerca de R$ 27 milhões, o centro é equipado com laboratórios e áreas de pesquisa focadas em explorar o hidrogênio como alternativa energética limpa.🌱

Essa iniciativa é fruto da parceria entre a UNIFEI, a Fapepe e o H2Brasil — parte da cooperação Brasil-Alemanha para o desenvolvimento sustentável. 

☀️O centro é alimentado por três usinas solares, permitindo a produção de 60 metros cúbicos de hidrogênio por hora, o que é suficiente para abastecer até 100 veículos movidos a hidrogênio diariamente.

💧O que torna esse projeto especial é o tipo de hidrogênio produzido. Chamado de hidrogênio verde, ele é obtido a partir da água, usando energia solar em vez de fontes poluentes, como o gás natural. 

Além de produzir hidrogênio verde, o centro vai promover pesquisas e trocar informações com universidades brasileiras e alemãs, além de oferecer cursos de capacitação. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top