A GWM, montadora chinesa, assinou um acordo com o governo de Minas Gerais para o desenvolvimento de caminhões movidos a hidrogênio verde, fortalecendo a mobilidade sustentável no estado.
O memorando foi assinado em Xangai pelo governador Romeu Zema, em parceria com a Universidade Federal de Itajubá (Unifei), que liderará a produção do combustível. ✍️
🚛 Por pelo menos 12 meses, o projeto buscará trocar tecnologias e pesquisas para abastecer caminhões da GWM Hydrogen, unidade focada em hidrogênio verde. O acordo, que pode ser renovado por mais 60 meses e tem o objetivo de reduzir as emissões do setor de transporte pesado, um desafio ambiental significativo.
A Unifei fornecerá o combustível e desenvolverá estudos para otimizar essa tecnologia.
💬 O governo mineiro planeja implementar uma tributação diferenciada para o hidrogênio verde, incentivando sua competitividade. “Queremos ser referência em energia renovável”, afirma Zema.
⛽ Além de ser renovável, o hidrogênio verde não emite CO2, contribuindo para a descarbonização de veículos pesados e promovendo soluções energéticas sustentáveis.