
A USP lançou nesta quinta-feira (12) o USPproClima, um Centro de Pesquisa e Inovação voltado para mudanças climáticas e sustentabilidade, com investimento de R$ 5 milhões da multinacional Ambipar nos próximos cinco anos. O objetivo é desenvolver soluções práticas e tecnológicas para enfrentar a crise ambiental, além de transformar a USP em uma das primeiras universidades carbono neutro do mundo até 2025.
🔎O USPproClima atuará em cinco frentes principais: Gerenciamento de Carbono, Prevenção de Desastres, ESG, Economia Circular e Energia Renovável. Tecnologias como energia solar e biodigestores, que transformam resíduos em energia, já estão em operação no campus.
A parceria entre a USP e a Ambipar conecta a pesquisa acadêmica às demandas reais do mercado, permitindo o desenvolvimento de tecnologias aplicáveis à sociedade.
Soluções como o biodigestor, que gerencia resíduos orgânicos e gera energia, têm potencial para serem compartilhadas com municípios do Brasil. Além disso, a iniciativa visa a redução de emissões de carbono, economia circular e preparação contra desastres climáticos, como os ocorridos no Rio Grande do Sul.