A inteligência artificial (IA) está ajudando a transformar a geração de energia limpa no Brasil. Com a tecnologia desenvolvida pela Nvidia e parcerias nacionais, os parques eólicos – que captam a força do vento para gerar eletricidade – estão ficando mais eficientes e sustentáveis.
Uma das ferramentas usadas é o Omniverse, uma plataforma que cria gêmeos digitais – ou seja, versões virtuais detalhadas de sistemas do mundo real. Esses modelos permitem prever falhas, simular operações e otimizar a manutenção, tudo com base em dados coletados diretamente do ambiente das turbinas.
Como funciona na prática?
- Sensores e drones, instalados em uma embarcação autônoma, coletam informações detalhadas sobre o funcionamento das turbinas e as condições climáticas.
- Esses dados são enviados para o Omniverse, onde a IA transforma tudo em uma simulação 3D precisa e em tempo real.
- Isso permite planejar ações de forma segura, economizar recursos e reduzir custos operacionais.
Zoom out: Hoje, mais de 100 projetos de parques eólicos no Brasil estão aguardando licenças para sair do papel. Com tecnologias como essa, é possível acelerar essas aprovações e posicionar o país como líder global em energia limpa.
Marcio Aguiar, diretor da Nvidia Enterprise para América Latina, resume: “O Omniverse não apenas torna os parques eólicos mais eficientes, mas também os transforma em referência de segurança e sustentabilidade.”