A cobertura do estádio Estádio Ullevaal, na Noruega, agora abriga o maior telhado solar do mundo. Com uma área gigantesca de painéis solares, o projeto é parte dos esforços do país para aumentar a geração de energia renovável e reduzir as emissões de carbono.
São 1.242 painéis solares ao todo, capazes de gerar cerca de 219 megawatt-hora (MWh) por ano.
O telhado solar é composto de painéis solares, que foram integrados à estrutura do estádio sem comprometer sua arquitetura. A energia gerada será utilizada para alimentar o próprio estádio, além de ser injetada na rede elétrica nacional.
Outros estádios que adotam práticas sustentáveis: MetLife Stadium e Mercedes-Benz nos EUA, 974 construído para a Copa no Catar, e o Mineirão, diretamente do nosso Brasil.
Além do impacto ambiental positivo, o projeto também serve como um modelo de inovação e sustentabilidade para outros países e organizações esportivas. A instalação do maior telhado solar do mundo no Estádio Ullevaal, não só destaca a viabilidade de grandes projetos de energia renovável, mas também inspira futuras iniciativas sustentáveis em todo o mundo.