O petróleo está chegando ao fim

As energias eólica e solar superaram pela primeira vez os combustíveis fósseis – petróleo, carvão e o gás natural – na União Europeia, atingindo 30% da geração de eletricidade entre janeiro e junho deste ano.

A solar cresceu 20% e a eólica 9,5%, combinando um aumento total de 13%. A energia hidrelétrica também se recuperou, contribuindo para que as renováveis gerassem metade da eletricidade da UE no primeiro semestre de 2024, um recorde.

Quase metade dos Estados-Membros gerou mais eletricidade a partir de fontes solar e eólica. Durante o período analisado, Alemanha, Bélgica, Hungria e Holanda alcançaram esse marco pela primeira vez.

  • A geração de eletricidade a partir de combustíveis fósseis caiu 17% no primeiro semestre de 2024 em comparação com o mesmo período de 2023, representando agora 27% da geração total. O carvão caiu 24% e o gás 14%.

📚 Contexto Histórico: A invasão da Ucrânia pela Rússia e a alta nos preços do gás aceleraram a transição para energias renováveis na UE, destacando o avanço significativo na luta contra as mudanças climáticas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top