Conhecida por seus edifícios impressionantes e construções inovadoras, Dubai, está planejando transformar a Sheikh Mohammad Bin Zayed Road, sua principal via, na “rodovia mais verde do mundo”.
O projeto, desenvolvido pelo escritório de arquitetura Urb, propõe converter 64 quilômetros da rodovia em um corredor ecológico, inspirado no famoso parque High Line de Nova York.
⚽ O tamanho do projeto é equivalente a 600 campos de futebol colocados em linha reta.
O projeto, chamado Green Spine, pretende plantar mais de um milhão de árvores ao longo da via e implementar um sistema de bonde alimentado por um grande parque de painéis solares. Essa energia não apenas moverá o bonde, mas também abastecerá cerca de 130 mil residências em Dubai, melhorando a qualidade do ar e ajudando a resfriar a cidade.
🏙️ A cidade de 20 minutos
Apesar de ainda não ter um cronograma definido, o Green Spine faz parte do ambicioso Plano Diretor de Dubai 2040. Além de melhorar a qualidade de vida dos cidadãos, o projeto contribui para a meta de transformar Dubai em uma “cidade de 20 minutos”, onde os principais serviços estarão a uma curta caminhada das residências. O corredor ecológico também abrigará edifícios com instalações comerciais, culturais, recreativas e educacionais, integrando sustentabilidade e inovação ao cotidiano da cidade.